segunda-feira, dezembro 19, 2011



Carta aberta ao comissário do Parlamento Europeu para direitos humanos
Thomas Hammarberg

Honrado senhor Comissário, enviamos ao senhor cópia de carta ao Presidente da Ucrânia. Nela nós repertoriamos em alguns pontos casos concretos de discriminação de nossa minoria religiosa, a Igreja Greco-católica Ucraína Ortodoxa ( Правовірна, ortodoxa, no sentido literal da palavra, «de doutrina verdadeira»; não Православна , como se intitulam as igrejas cismáticas «ortodoxas”orientais. Nota do tradutor) .

    Discriminação a pedido da hierarquia da Igreja Greco-católica Ucraniana (IGCU) praticada pelo Ministério da Cultura (Sr. Bohutski).
    Caso o senhor não venha a reagir diante desta clara discriminação religiosa, então sua missão no âmbito dos direitos humanos não tem nada a ver com a defesa dos direitos humanos. Isto também provará que o senhor vem à Ucrânia apenas para promover unilateralmente os privilégios dos homosexuais, lésbicas e transsexuais (LGBT) e desta forma liquidar os valores morais e espirituais do povo ucraíno.

No âmbito da assim chamada liberdade de expressão, a respeito da qual fala com tanto alarde, dirigimo-nos pessoalmente ao senhor para que nos garanta a possibilidade de sustentar na imprensa e na televisão discussão pública entre nossa perseguida minoria e aqueles que injustamente nos denigrem e discriminam.
Caso o senhor não faça este mínimo, então as palavras a respeito da liberdade de sua parte não são, em essência, senão um modo de liquidar estes últimos resíduos de democracia que permitem, apesar de tudo, este mínimo na luta contra o monopólio dos meios de comunicação.
Pedimos ao senhor fazer uma declaração neste sentido na conferência de cúpula Ucrânia-União Européia, na qual deve-se decidir sobre o pedido de leis antidiscriminatórias e a assim chamada liberdade de expressão.

+ Metódio + Timóteo
Bispos Secretários do Patriarcado Bizantino Católico


Lviv, 14.12.2011

Cópias:

-Presidente da Ucrânia V.F. Yanukovich

-Primeiro-ministro da Ucrânia M.I.Azarov

-Deputados da Câmara Alta

-Presidentes da UE, Bielo-rússia e Rússia

-Imprensa européia

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial