sexta-feira, abril 28, 2006

Enigmáticas bolas de fogo destroem pessoas por dentro
Sofia Kovrova, 25 de abril

Como um dos mais enigmáticos fenômenos, até agora não elucidados pelos cientistas, aparece a pirocinése- combustão expontânea do corpo humano. Este misterioso fenômeno se observa há séculos, neste número também na Rússia, foi descrito detalhadamente, mas sua causa até agora é desconhecida. Os primeiros testemunhos disto referem-se ainda ao século XVIII. Nos últimos 200 anos foram registrados cerca de cem destes casos.
Um dos primeiros casos oficialmente registrados deu-se em 5 de julho de 1835 em Nashville. Neste dia o professor de matemática James Hamilton sentiu forte dor na perna esquerda. Dentro de alguns instantes a perna incendiou-se, as língua de fogo atingiam 10 cm, mas Hamilton conseguiu apagar o fogo com as mãos nuas.
Casos parecidos mais de uma vez aconteceram em nosso país (Rússia). Em 1990 queimou vivo o pastor Bicen Mamayev. A autópsia mostrou que o fogo da combustão encontrava-se dentro do corpo, mas no lado de fora ele apenas se carbonizou. O feno sobre o qual estava sentado o pastor, e a sua roupa, não sofreram com o fogo. Em 1998 em Krasnoyarsk também repentinamente na rua pegou fogo um jovem homem. Sua roupa, bolsa e o buquê de flores que levava para a mulher nada sofreram.
Para o esclarecimento das razões deste fenômeno propuseram-se várias versões, das místicas às de fundamento plenamente científico. Ultimamente falou-se que no organismo aceleram-se as trocas e o processo de oxidação, e também pretendeu-se que dá-se uma perda de controle expontânea de reações de síntese nuclear, que se verifica em células vivas. Também se examinou a idéia de que, em tais momentos, no corpo do ser humano de repente começa uma eletrólise: a água se decompõe em hidrogênio e oxigênio, os quais se incendeiam.
Como escreve hoje o
“Komsomolskaya Pravda”, possivelmente a verdadeira causa deste acontecimento misterioso finalmente foi decifrada. O antigo coloborador do Instituto de Pesquisa Científica de aparelhos de precisão, membro da sociedade geográfica russa, Stanislav Smirnov, explica : “ Primeiramente, a energia que consome o homem, se desprende em volume compacto, ou melhor, ele tem a forma de uma esfera. No interior, a concentração de energia é muito alta, mas além de seus limites, pequena.
Em segundo lugar, incendeia-se um corpo vivo, contendo muita água e tendo condutividade elétrica. E os objetos (roupas, dinheiro) sendo dielétricos, não conduzindo corrente, verificam-se, como de regra, incólumes. Em terceiro lugar, consomem-se mesmo objetos metálicos atingidos pelo foco da combustão, do tipo maçanetas de porta.” O cientista considera que a origem deste fenômeno é aparentada com o raio esférico ou com um outro estranho fenômeno, bolas incandescentes, que às vezes aparecem sobre a terra. Há alguns anos atrás, muitos moscovitas foram testemunhas de como semelhantes bolas de fogo apareceram sobre a terra nos terrenos baldios da região da avenida de Leningrado. Evidentemente, o aparecimento destas bolas de fogo está condicionada por processos tectônicos, e por isso possuem enorme energia. Estas esferas possuem a propriedade de ionizar o ar, daí brilharem com diferentes cores, e às vezes são invisíveis vistas de lado. O contacto casual com elas pode causar queimaduras ou combustão parcial. E se a bola de fogo for grande, ela tem muita energia, podendo a pessoa queimar completamente ou desaparecer, ficando as roupas intactas.
Stanislav Smirnov chama isto de “efeito forno micro-ondas” . Se por exemplo, na preparação de uma galinha ela for envolvida em polietileno ou tecido, o resultado fica inalterado: o dielétrico aquece-se pouco e não perturba o preparo da galinha, na qual há muita água. Precisamente este, na opinião do cientista, é o mecanismo da combustão de pessoas. Com isto, os objetos externos permanecem intactos, entretanto o corpo do homem queima por completo. Assim, a combustão espontânea está ligada com o centro do planeta e depende do lugar onde a bola incandescente está, e não de um processo interno do corpo do homem, de modo que é bastante simples salvar uma pessoa. Basta mudar a pessoa de lugar ou lança-la por terra.

http://www.utro.ru/articles/2006/04/25/543461.shtml

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial