segunda-feira, março 17, 2008


V Estação

Jesus ajudado pelo Cirineu a levar a Cruz


V. Adorámus te Christe et benedícimus tibi.

R. Quia per sanctam Crucem tuam redemísti mundum.

Quem era este Simão, que se sabe dele, senão que era de Cirene?
E que sabe o geral dos homens sobre Cirene, senão que era a terra de Simão?
Tanto o homem como a cidade emergiram da obscuridade para a glória,
e para a mais alta das glórias, que é a glória sagrada, num momento
em que bem outros eram os pensamentos do Cirineu.
Vinha ele despreocupado pela estrada. Pensava tão somente
nos pequenos problemas e nos pequenos interesses de que se compõe
a vida miúda da maior parte dos homens.
Mas Vós, Senhor, atravessastes seu trajeto com vossas Chagas,
vossa Cruz, vossa imensa dor.
E a este Simão tocou tomar posição perante Vós.
Forçaram-no a carregar convosco a Cruz.
Ou ele a carregaria mal-humorado, indiferente a Vós, procurando
tornar-se simpático ao povo por meio de algum novo modo
de aumentar vossos tormentos de alma e de corpo;
ou a carregaria com amor, com compaixão, sobranceiro ao populacho, procurando aliviar-Vos, procurando sofrer
em si um pouco de vossa dor, para que sofrêsseis um pouco menos.
O Cirineu preferiu padecer conVosco. E por isto seu nome é repetido com amor, com gratidão, com santa inveja, há dois mil anos, por todos os homens de fé,
em toda a face da Terra, e assim continuará a ser até a consumação dos séculos.

Também pelos meus caminhos Vós passastes, meu Jesus.
Passastes quando me chamastes das trevas do paganismo
para o seio de vossa Igreja, com o Santo Batismo.
Passastes quando meus pais me ensinaram a rezar.
Passastes quando no curso de catecismo comecei a abrir a minha alma
para a verdadeira doutrina católica e ortodoxa.
Passastes na minha primeira Confissão, na minha primeira Comunhão,
em todos os momentos em que vacilei e me amparastes,
em todos os momentos em que caí e me reerguestes, em todos os momentos
em que pedi e me atendestes.

E eu, Senhor? Ainda agora, passais por mim neste exercício da Via-Sacra. O que faço quando Vós passais por mim?

Pater Noster. Ave Maria. Gloria Patri.

V. Miserére nostri Dómine.
R. Miserére nostri.
V. Fidélium ánimae per misericordiam Dei requiéscant in pace.
R. Amen.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial