segunda-feira, março 17, 2008


IV Estação

Encontro de Jesus com sua Mãe

V. Adorámus te Christe et benedícimus tibi.

R. Quia per sanctam Crucem tuam redemísti mundum.


Quem, Senhora, vendo-Vos assim em pranto,
ousaria perguntar por que chorais?
Nem a Terra, nem o mar, nem todo o firmamento,
poderiam servir de termo de comparação à vossa dor.
Dai-me, minha Mãe,um pouco, pelo menos, desta dor.
Dai-me a graça de chorar a Jesus, com as lágrimas
de uma compunção sincera e profunda.
Sofreis em união a Jesus.
Dai-me a graça de sofrer como Vós e como Ele.
Vossa dor maior não foi por contemplar os inexprimíveis
padecimentos corpóreos de vosso Divino Filho.
Que são os males do corpo, em comparação com os da alma?
Se Jesus sofresse todos aqueles tormentos, mas ao seu lado
houvesse corações compassivos!
Se o ódio mais estúpido, mais injusto, mais alvar, não ferisse
o Sagrado Coração enormemente mais do que o peso da Cruz
e dos maus tratos feriam o Corpo de Nosso Senhor!
Mas a manifestação tumultuosa do ódio e da ingratidão
daqueles a quem Ele tinha amado...
A dois passos, estava um leproso a quem havia curado...
Mais longe, um cego a quem tinha restituído a vista...
Pouco além, um sofredor a quem tinha devolvido a paz.
E todos pediam a sua morte, todos O odiavam, todos O injuriavam.
Tudo isto fazia Jesus sofrer imensamente mais
do que as inexprimíveis dores que pesavam sobre seu Corpo.
E havia pior. Havia o pior dos males.
Havia o pecado, o pecado declarado, o pecado protuberante, o pecado atroz.
Se todas aquelas ingratidões fossem feitas ao melhor dos homens,
mas por absurdo não ofendessem a Deus!
Mas elas eram feitas ao Homem-Deus,
e constituíam contra toda a Trindade Santíssima
um pecado supremo.
Eis aí o mal maior da injustiça e da ingratidão.
Este mal não está tanto em ferir os direitos do benfeitor, mas em ofender a Deus.
E de tantas e tantas causas de dor, a que mais Vos fazia sofrer,
Mãe Santíssima, Redentor Divino, era por certo o pecado.
E eu? Lembro-me de meus pecados?
Lembro-me, por exemplo, do meu primeiro pecado,
ou do meu pecado mais recente?
Da hora em que o cometi, do lugar, das pessoas que me rodeavam,
dos motivos que me levaram a pecar?
Se eu tivesse pensado em toda a ofensa que Vos traz um pecado,
teria ousado desobedecer-Vos, Senhor?
Oh, minha Mãe, pela dor do santo Encontro, obtende-me a graça
de ter sempre diante dos olhos Jesus Sofredor e Chagado,
precisamente como O vistes neste passo da Paixão.

Pater Noster. Ave Maria. Gloria Patri.
V. Miserére nostri Dómine.

R. Miserére nostri.
V. Fidélium ánimae per misericordiam Dei
requiéscant in pace.

R. Amen.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial