Palais de Justice et Sainte Chapelle
Situados no coração de Paris, a Île de la Cité, constituem com a catedral de Notre Dame o mais importante conjunto arquitetônico da cultura ocidental cristã. Na ‘ilha da cidadela’ de Lutécia, nome romano de Paris, conjunto outrora cercado de muralhas, estavam concentrados os órgãos essenciais dos poderes espiritual e temporal que reinavam sobre a França.
A fundação desta grande nação é datada pela conversão do rei franco Clóvis, obtida pelas preces da santa esposa Clotilde, há 1 500 anos. Aqui está expressa a concepção cristã da sociedade medieval, constituída na íntima ligação entre o poder espiritual e o senhorio temporal.
A Sainte Chapelle - a mais sublime realização da arquitetura gótica, verdadeiro relicário feito de pedra colorida e pura luz!... - erigida pelo santo rei São Luís IX para abrigar espinhos da coroa* de Nosso Senhor Jesus Cristo, é adjacente ao atual Palácio de Justiça. Nesta proximidade bem se exprime a concepção do Direito na Civilização Cristã: ele nada mais é que a tradução em termos temporais das verdades eternas ensinadas pelo magistério infalível da Santa Igreja Católica, Apostólica, Romana.
* O relicário com espinhos da coroa que cingiu a Sagrada Fronte de nosso Redentor é exibido para veneração pública em Notre Dame, na Sexta-Feira Santa. Os cavaleiros da Ordem de Malta, sob cuja guarda estão as relíquias, o apresentam para que seja osculado pelos fiéis.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial