sexta-feira, janeiro 12, 2007


Não se sabe ainda se o mais brilhante cometa
traz perigo para a Terra


No horizonte da Terra apareceu alguns dias atrás um cometa que pode ser o mais brilhante dos últimos trinta anos. Ele é seis vezes mais brilhante que o cometa Hale-Bopp, que "visitou" a Terra em 1997, e cem vezes mais claro que o cometa Halley, "anunciado" ao nosso planeta no ano de 1986.
O viajante celeste foi descoberto em 7 de agosto de 2006 unicamente pelo bem sucedido em procura de tais objetos cósmicos, astrônomo australiano Robert
McNaught, por conta do qual já o foram 30 objetos desconhecidos anteriores.
No momento da descoberta do cometa, que entrou no catálogo sob a muito prosaica denominação S/2006 R1, ele parecia muito modesto - ponto difuso, que de forma alguma se poderia enxergar a olho nu. Mas, aproximando-se do Sol, ele transformou-se - "dotou-se" de belíssima cauda e brilhou intensamente.
No máximo de seu brilho, o cometa será capaz de ofuscar Venus, e mesmo rivalizar com a lua. Especialistas se interrogam como isto se manifestará na conduta do cometa e quais processos começarão no seu núcleo.
O cometa de MacNot começou a se mover em direção à Terra já há sete anos . Segundo se espera, nos próximos dias ele se aproximará à mínima distância do Sol - 25.4 milhões de quilômetros, o que é, por exemplo, duas vezes menor do que deste se distancia Mercúrio.
Observações dele serão feitas pelo aparelho cósmico americano SOHO, capaz de transmitir à terra fotografias incomparáveis.
Desde já, astrônomos amadores de todo mundo, impressionados pelo incrível espetáculo, comunicam que o cometa é visível através de aberturas nas nuvens a olho nu. No hemisfério norte ele foi visto esplendidamente antes do nascer e depois do pôr do sol.
Depois de 12 de janeiro, se poderá ver o cometa a partir do hemisfério sul.
No observatório astrofísico de Ussuri (Vladivostok) comunicaram que então seu brilho pode atingir o segundo grau de grandeza.
Além disto, segundo as palavras do astrônomo da NASA Tony Phillips, desde já o cometa é o mais brilhante observado nos últimos trinta anos -ele é seis vezes mais brilhante que o cometa Hale-Bopp, que "visitou" a Terra em 1997, e cem vezes mais claro que o cometa Halley, "anunciado" ao nosso planeta no ano de 1986.
Segundo disse, o novo cometa se apresentará como belíssimo espetáculo no hemisfério sul ao longo de semanas e, pode ser, meses. Pode se tornar o cometa mais brilhante de toda história.
Se o cometa trará perigo para a Terra, por enquanto não é claro. Sabe-se que a massa dos cometas é ínfima - cerca de um bilhão de vezes menor que a da Terra ,e a densidade da substância de sua cauda, próxima de zero.
Os planetas não influenciam de nenhuma maneira no sistema solar mas o choque de um grande cometa com um planeta pode provocar consequências de grandes proporções na atmosfera e na magnetosfera do planeta.
Exemplo bem sucedido de observação de alta qualidade foi a do choque de restos do cometa Schumacher-Levy-9 com Júpiter em julho de 1994.
Cabe chamar atenção que no ano passado (2006) foi já notada a aparição no firmamento do cometa "esmeralda" C/2006 M4 (SWAN), cujo verde da cauda foi determinado pela alta concentração nele do tóxico gás cianídrico.
Assim, o perigo para a população da Terra, relacionado com a aproximação de cometas incomuns, é inteiramente verossímil e não sem fundamento.
Desde a mais remota antiguidade se considerava que a passagem de cometas anuncia toda espécie de cataclisma, guerra e infelicidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial