segunda-feira, maio 22, 2006

Última Instância
Para especialistas, Lei de Crimes Hediondos e isolamento não reduzem violência
Roseli Ribeiro http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/28081.shtml

Comentários

Luiz Carlos Siqueira Campos (Professor) - CURITIBA, PR - 22/05/2006 - 10:03
É evidente, e até ridículo esperar de meras medidas legais a diminuição dos efeitos de uma crise global de todo corpo social, se ela não for atacada em suas causas primeiras, nas suas raízes, radicalmente...E quem poderia fazê-lo, numa sociedade cujas instituições perderam a credibilidade necessária para adotar medidas forçosamente impopulares que uma tal moralização (esta é a questão...) supõe? Na qual a própria necessidade de uma moralização, no sentido mais abrangente, é contestada, senão pela maioria da população, pelas camadas sociais mais influentes, que realmente detém em suas mãos moles ou cúmplices (evitei a palavra “traidoras”...) as rédeas do poder econômico, social e político...O que vem fazendo a macro-comunicação social, senão subversão de todos os valores sociais? O que vem sendo feito no sistema educacional, senão inviabilisar o papel formador do professor, pela adoção de princípios que lhe tornam praticamente impossível reger uma sala de aula?
Pensar, aqui e agora, num sistema carcerário ideal, é irrealidade, utopia...Os últimos acontecimentos mostraram que é a própria sobrevivência da sociedade brasileira que está em jogo, dramaticamente. A pensar-se em direitos humanos dentro do sistema carcerário, salta aos olhos a necessidade de proteger os próprios encarcerados do convívio com elementos praticamente irrecuperáveis, que põem em risco não apenas sua eventual “ressocialização”, mas até a vida, diante de recusa de submissão a sua autoridade ilegítima. Ao aceitar o auto-intitulado “PCC” como interlocutor, as autoridades reconheceram implicitamente um poder, uma hierarquia criminosa...o próprio crime como fonte de legitimidade! O que estamos presenciando é o surgimento de um movimento revolucionário, aparentemente não ideológico, mas destinado pelos seus patrocinadores a ser um importante agente de desestabilização no caos que preparam para nosso país.
Já correm rumores de uma convergência do dito comando criminoso com o MST, que, a seu modo, não fica atrás dele como protagonista de ilegalidades. E que é um experiente recrutador e formador de futuros revolucionários... O que fazer ? Salus populi suprema lex... Dada a inoperância (quase diria “cumplicidade”...) das forças sociais oficiais, a última barreira que nos separa do caos está em suas mãos, em seus braços, amigo leitor! Capacite-se a defender-se, de todas as formas possíveis. É seu direito, é seu dever!...Não abordei aqui a questão do Desarmamento, cuja razão profunda começa a ficar clara: impossibilitar a reação dos adversários da anarquia, do caos. Carecendo, por isso, de toda legitimidade. Não espere nada de quem nada fez, e nada continuará fazendo... De brasileiros lúcidos, aptos, independentes no julgar e no agir, pode ser constituída a única força verdadeiramente viva que pode salvar o que resta da Terra de Santa Cruz!