quinta-feira, maio 18, 2006

Última Instância
MPF pede abertura de inquéritos policiais contra Google

http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/27982.shtml


Luiz Carlos Siqueira Campos (Professor) - CURITIBA, PR - 18/05/2006 - 10:14
DRAMÁTICA SITUAÇÃO...para quem queira propagar o bem e, logicamente, cercear o mal. Para compreendê-la seria necessário recuar um pouco e analisar quais eram as possibilidades de alguém divulgar amplamente suas idéias (pressuposto de uma democracia verdadeira...) antes do aparecimento da internet e de instituições do tipo Google. Simplesmente, se suas opiniões contradissessem os dogmas do Sistema dominante - do qual, servilmente, sempre fez parte a Mídia – elas não ecoariam muito além das paredes de sua casa e das de alguns amigos...Ponto final. É evidente que os Sistemas (creio que, na realidade, pelo mundo inteiro ele é um só...), refazendo-se da surpresa causada pela ruptura de seu monopólio informativo, iriam passar para a contra-ofensiva...Como? Como sempre fizeram: infiltrando, sabotando, gerando abusos que dessem pretexto a uma intervenção de seus mecanismos de repressão. Os abusos são bem conhecidos...chegou a hora do garroteamento!
O homem da rua, que não tem grande coisa a comunicar e se assusta com os perigos propalados pela Mídia a respeito de sua rival, a Internet, não vê senão com bons olhos a alegada repressão do hackerismo, da pornografia infantil (basta a adulta, já bem divulgada sem a internet...), das comunidades alternativas, que lhe perturbam os hábitos mentais. Mas os que sempre ansiaram por uma oportunidade de divulgarem o que tem por bem, são postos diante do dilema: Internet livre, sim ou não?...Para contribuir ao esclarecimento da questão, alguns exemplos. Antes de tudo o princípio do Direito Romano: “Abusus non tollit usum”, o abuso não impede o uso. (procure no google ...) Deve ser reprimido o uso criminoso, mas sem ferir-se a liberdade da instituição mal usada. Outro exemplo... este, sublime: o segredo de confissão, mantido por muitos sacerdotes até o martírio, para impedir que o revelado fosse usado pelo poder dominante.
Termino com as palavras do Divino Mestre: Não se deve arrancar o joio antes da colheita, pois arrancar-se-ia também o trigo! Se a internet se tornar um espaço patrulhado, bloqueado ao bel prazer dos órgãos de segurança das ditaduras incipientes que vemos despontar na América do Sul, ela morrerá ! E os próprios agentes da ordem vigente perderão uma excelente fonte de informação...Se querem investigar, que trabalhem!...Que façam jus aos seus salários e não queiram receber informação “de colher”, ao preço do cerceamento de liberdades fundamentais !... Paradoxo dos dias que correm: Na antiga União Soviética hoje há muito mais liberdade de expressão do que entre nós...O que levou a Google a anunciar a criação de um complexo para o desenvolvimento de novas tecnologias nos arredores de Moscou, que deve ter 3 000 funcionários, sendo que conta com 7 000 em todo o mundo. Os botocudos (nossos governos...) que fiquem com seus tacapes !