domingo, abril 08, 2007

O maior perigo para os oficiais de Tsahal: mulheres em uniforme!

Depois do processo judicial contra o coronel Pinki Zoarietz, oficiais do exército de Israel preferem reduzir qualquer relação com mulheres prestando serviço militar.
Diz-se no exército que já foi elaborada uma série de leis secretas, segundo as quais o oficial pode evitar acusações infundadas de assédio sexual.
Lembramos que o coronel Zoarietz foi acusado de assédio a conscrita com a qual um dia teve uma conversa informal sobre prostitutas. Isto foi o bastante para que a interlocutora desse parte do coronel. Um processo judicial de ano e meio foi necessário para que o coronel fosse inocentado. Mas a tendência para isso foi entendida.
Para o exército de Israel, como se sabe, são convocadas moças. O que hoje cria problemas extraordinários para oficiais de qualquer patente. Segundo as palavras do comandante de uma das divisões de Tsahal, hoje o oficial em circunstância nenhuma sai dos limites da base ou unidade junto com moça prestando serviço militar. Em circunstância alguma não fica com ela a sós, particularmente a portas fechadas no gabinete. Mais ainda. Os oficiais preferem que, em caso de comunicação oficial à moça-soldado, obrigatoriamente esteja presente mais alguém. Em outras palavras, uma testemunha.
Nos últimos tempos, há casos não raros em que fazem acusações infundadas de assédio sexual mulheres em uniforme que nunca tiveram relações com comandantes.
Existe ainda uma série de regras secretas, cuja estrita observância pode garantir ao oficial do exército de Israel uma vida mais ou menos tranqüila. Sem julgamento, investigação, processo, inculpação em crime comum, degradação e expulsão do exército.
Alguns oficiais, com sorriso amargo, dizem que a mulher de uniforme se transformou no maior dos perigos. Tão grande, que muitos comandantes simplesmente não sabem mais para que elas vieram servir no exército.

Comentário: Tempo houve em que se dizia (exageradamente ou não) que no exército israelense reinava a maior promiscuidade entre os sexos. Ao que parece, este conceito precisa ser atualizado. Daí a razão da publicação desta notícia, que não é o único indício de uma alteração no panorama moral mundial. Mudança que pode ser uma reação - parcial, tardia, incipiente mas já perceptível - ao permissivismo das décadas passadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial